Atualmente, existem três modalidades do Escotismo, que se diferenciam somente no foco das atividades, mas preservam os mesmos valores: a Lei e Promessa Escoteira, são fundamentadas pelo Método Escoteiro e Proposta Educativa, mas abordam práticas voltadas para à própria vertente.
As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são sugeridas aos Ramos Escoteiro e Sênior. No Ramo Lobinho o desenvolvimento nas Modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de atividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em Projetos de Equipes de Interesse.
A Modalidade Básica apresenta grande flexibilidade de atividades, com formação mais voltada para a prática excursionista, de campismo e montanhismo.
Os acampamentos exigem inúmeras técnicas escoteiras, entre as quais se destaca a pioneiria – construções com troncos de madeira unidos por amarras -, uma forma de suprir a necessidade de móveis e também um modo de proteção.
O que caracteriza a Modalidade do Mar é a realização das atividades preferencialmente na água, independentemente do tipo de ambiente (rio, mar, lago, lagoa ou pantanal). Basta que exista profundidade suficiente para que uma embarcação possa navegar.
A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf. O foco da Modalidade é desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, dando-lhes ferramentas para que possam realizar a prática.
A Modalidade do Ar procura desenvolver e aproximar os jovens às práticas do aeromodelismo, esportes aéreos, estudo da meteorologia e cosmografia e demais atividades ligadas à aeronáutica.
Os jovens recebem instrução para confeccionar e lançar seus próprios aeromodelos, plastimodelos e papelmodelos, e ainda têm a chance de conhecer aeronaves dos mais diversos tipos, entendendo seu funcionamento e operação.
Fonte: União dos Escoteiros do Brasil
Av. Ximango, nº 809
Bairro: Flávio Marques Lisboa (Barreiro)
Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Parque das Águas
Belo Horizonte – MG
CEP: 30624-160